Veja seu estado de saúde através de uma selfie
Veja seu estado de saúde através de uma selfie utilizando um aplicativo em seu celular.
O aplicativo Anura, criado pela empresa NuraLogix, consegue mostrar o estado de saúde do usuário através apenas de sua selfie.
A empresa lançou tal aplicativo prometendo ao usuário fazer uma varredura de sua saúde de forma eficiente, por sua selfie, utilizando a inteligência artificial.
Ele permite que o usuário saiba como está sua pressão arterial e até se corre risco de desenvolver diabetes, tudo isso a partir de uma varredura da selfie por 30 segundos.
Veja as principais funcionalidades do aplicativo:
- O aplicativo Anura, consegue, através de uma selfie, mostrar se o usuário está saudável;
- Ele é executável em qualquer dispositivo com câmera frontal de selfie;
- Utiliza a uma inteligência artificial tendo como base os dados de mais de 40 mil pessoas que possuem várias condições de saúde;
- Apresenta um relatório contendo as avaliações de risco à saúde do usuário a respeito de diversas condições crônicas;
- O aplicativo não pode ser utilizado como um diagnóstico para doenças, ele foi desenvolvido para alertar o usuário a buscar ajuda médica;
- O Anura pode ser utilizado nos aplicativos que possuem sistemas operacionais Android e iOS.
O app Anura teve sua primeira divulgação durante o MWC 2023, onde a empresa NuraLogix disse ao BRG que o aplicativo não pode ser usado para diagnosticar doenças, sendo voltado para uma maior concientização dos usuário sobre condições de saúde e a busca um médico.
Ele pode ser utilizado através de qualquer tipo de dispositivo que possua câmera selfie, em um ambiente que tenha luz suficiente.
Para utilizá-lo, é necessário que o usuário deixe a cabeça posicionada no círculo que aparece na tela, assim, a varredura será feita, com duração de 30 segundos.
Esse aplicativo utiliza a tecnologia Transdermal Optical Imaging (TOI) desenvolvida NuraLogix, que é como uma nova versão de fotopletismografia remota (rPPG).
Sendo mais claro, o app funciona refletindo luz em áreas-chave do rosto do usuário, conseguindo, dessa forma, coletar informações do fluxo sanguíneo.
Depois, os dados são enviados para a nuvem, e é feita a varredura por inteligência artificial, mostrando os resultados.
Os dados coletados do usuário não ficam armazenados nos servidores da NuraLogix.
Eles são automaticamente excluídos após o app gerar o relatório.
Porém, o usuário consegue acessar o histórico de suas digitalizações pelo aplicativo.
A inteligência artificial que verifica os dados, foi treinada usando os dados de mais de 40.000 pessoes, pacientes, que apresentam condições variadas de saúde.
Essa nova tecnologia da empresa já foi citada em 10 publicações de pesquisas revisadas pelos pares, tendo ainda mais três em andamento.
A empresa NuraLogix possui ainda 13 patentes nos Estados Unidos.
O app ajuda o usuário na avaliação de riscos à sua saúde, verificando diversas condições crônicas, como a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão e saúde mental.
A NuraLogix afirma que o app pode prever se a HbA1c do usuário é maior que 5,7% ou se a glicemia em jejum passa de 5,5mmol/L.
Já as medidas de pressão arterial, possuem uma precisão que corresponde a um desvio padrão de erro inferior a 8mmHg.
Como utilizar esse aplicativo?
Novamente, por mais incrível que a tecnologia seja, o app não é uma ferramenta para dar diagnóstico.
Mas ele ajuda o usuário no teste de sua saúde através de uma selfie.
A empresa NuraLogix ainda diz que está tentando ter aprovações para conseguir vender o app como um dispositivo médico, conseguindo implementar essa tecnologia em outros produtos.
Também está trabalhando em conjunto com outras empresas para poder oferecer tal serviços aos funcionários.
Para uma melhor avaliação, a selfie tirada pelo app Anura da NuraLogix Anura, deve ser utilizada com outros tipos de dispositivos inteligentes, que conseguem monitorar melhor os parâmetros de saúde.
Ou ainda, só o app já pode ajudar uma pessoa a visitar o médico em um período mais curto do que faria normalmente.
Comentário 0