Os prós e os contras de comprar um carro no leilão

Published by Carolina on

Adquirir um carro no leilão pode ser uma ótima opção de negócio, mas sempre existem os prós e os contras e hoje saberemos mais sobre as vantagens e desvantagens da compra de veículo no leilão.

Conhecendo as vantagens e desvantagens da compra em leilão

Vantagens

Como se sabe, a aquisição de um veículo por leilão chega a ser cerca de 30% mais barato que o preço de tabela, o que é uma grande vantagem e tem levado muitos consumidores a aderirem carros nesse seguimento.

Veja Também:

Além do mais, a variedade de modelos e marcas são enormes, desde carros populares até modelos de alto padrão, como Ferrari e Porche.

Desvantagens

A aquisição de um carro por meio de leilão pode ser muito vantajoso no quesito do preço, afinal esses veículos são leiloados abaixo da média do mercado.

Porém existe algumas questões. Os veículos leiloados tem as particularidades de estarem com documentação irregular, juros excessivos dos atrasos, sinistros que não foram informados ao comprador, avarias mecânicas, entre outros.

Então, vendo os contras parece um tanto desvantajoso comprar um carro no leilão, mas não é, e dá para driblar essas questões que poderiam ser um problema.

Nenhum carro de leilão virá sem nenhuma pendência, mas saber averiguar a documentação, o estado do veículo e suas multas já o prepara para a compra, sabendo se as pendências do carro cabem no seu bolso.

Como minimizar os riscos 

Não é possível ter garantia em carros de leilão, justamente algo que o torna mais barato, portanto é imprescindível saber escolher um leiloeiro de confiança, sendo esse o primeiro passo para minimizar os riscos.

No caso do carro apresentar problemas mecânicos, a responsabilidade da reparação é do comprador, o que torna essencial também observar antes de arrematar. Se o carro possuir muitas avarias mecânicas que não cabem no seu orçamento, isso será um problema.

Deve-se então, além de verificar as injúrias do veículo, planejar o seu orçamento com cuidado, para saber com quanto poderá arcar.

Outra questão é a documentação, que deverão ser pagas pelo comprador. Portanto, verificar no edital do leilão se o carro de interesse possui multas e impostos é muito importante.

Dicas do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)

Trouxemos agora algumas dicas do Idec para os cuidados na hora de adquirir um carro por leilão:

  • Participe do leilão se tiver dinheiro reservado: o pagamento é à vista e tem prazo.
  • Leve o veículo no seu mecânico de confiança: para uma avaliação segura.
  • Não aceite pagar mais nada além do valor do veículo: segundo o Idec, isso não é lega e deve ser denunciado, pois o leilão é feito para pagar as dívidas da administração pública com o veículo.

Saiba como regulamentar sua moto de leilão:


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.