Como participar do Leilão de Veículos do Detran?
O que é o Detran?
Detran (Departamento Estadual de Trânsito), gere o transporte terrestre do estado ao qual está inserido, em todo o território brasileiro.
Em unidades federativas, como o Distrito Federal, o Detran é uma autarquia, mesmo assim mantém suas atribuições.
De forma mais clara, o Detran fiscaliza a execução Isso quer dizer que ele fiscaliza a correta execução do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No descumprimento, o Detran aplica as sanções necessárias.
Veja Também:
O Detran também não atua sozinho, existindo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Nas cidades pequenas, onde não existem unidades do Detran, estão presentes as Ciretran (Circunscrições Regionais de Trânsito).
Quem pode participar dos leilões?
Todas as pessoas podem participar, maiores de idade, sendo jurídicas ou físicas, desde que atendam aos requisitos do edital do leilão.
As exceções que não podem participar, são: pessoas físicas que sejam servidores públicos lotados no próprio Detran, na Polícia Civil e na Polícia Militar de cada estado corrrespondente; terceirizados e contratados pelo Detran SP, pela Polícia Civil e Militar de cada estado.
Os leilões acontecem nas categorias presencial e online.
Como funciona o Leilão do Detran?
Os leilões do Detran funcionam de forma muito semelhante a qualquer leilão. Tenha em mente que todos os veículos do leilão são usados, variando suas condições, de praticamente novos a usados por bastante tempo.
É possível adquirir um veículo para vendê-lo ou para uso próprio. Após a compra no leilão já é possível vendê-lo, pois não exite impedimentos, mas saiba que todos os veículos são vendidos abaixo da Tabela FIPE.
O Detran de cada estado disponibiliza a lista dos carros e motos do leilão, assim como os lotes e seus detalhes.
No leilão só existem carros e motos disponíveis para compra, sendo que todos eles têm atraso no licenciamento ou foram pegos em blitz e apreendidos por alguma irregularidade, como os débitos não regularizados em até 60 dias.
Ambas as categorias de leilões, online ou presencial, funcionam como um leilão convencional, quem dá o maior lance ganha.
Como é feito o pagamento nas categorias online e presencial?
Os veículos ou lotes de veículos são ofertados para pagamento à vista.
No leilão presencial, o participante (arrematante), deverá deixar com a comissão do leilão um cheque no valor total do bem arrematado.
Na modalidade online, no ato da inscrição, o participante firma contrato e se sujeita às penalidade estabelecidas na Lei n.º 8666/92.
Após o arremate, a Comissão emite um boleto bancário com o valor total de venda e esse será entregue ao arrematante, que terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para realizar o pagamento.
O Leiloeiro fornece ao arrematante um recibo provisório válido até a data da emissão da Nota de Venda.
Para mais informações acesse o site do Detran do seu estado. Aqui deixamos o Detran do estado de São Paulo.
Leilão de veículos da Receita Federal:
Comentário 0